Exercícios físicos para quem tem problemas respiratórios

Doenças respiratórias como a asma afetam muitas pessoas e são empecilhos na hora de praticar atividades físicas – principalmente nessa época do ano, por causa do clima seco. Mas é importante não cair no sedentarismo e procurar exercícios físicos que se encaixem com o seu perfil.

Quem sofre com esse tipo de doença precisa buscar atividades que ajudem a fortalecer a capacidade cardiorrespiratória, mas tomando cuidado para respeitar os limites do corpo. Quem ainda não está acostumado com uma rotina de exercícios deve ter atenção especial para não agravar os problemas respiratórios.

Esportes aeróbicos, como a natação, o ciclismo e também a caminhada são boas apostas para se exercitar com moderação e fortalecer a musculatura sem exigir esforço físico demais. Todas essas atividades podem ser feitas por iniciantes e pessoas de qualquer idade, pois podem ser adaptadas para o ritmo de cada um.

Quem prefere ir à academia deve focar os exercícios que trabalham os músculos da parte superior do corpo, principalmente da região do tronco. Ao fortalecer os membros ligados ao sistema respiratório é possível diminuir os sintomas das doenças respiratórias naturalmente. Se tiver problemas de joelho ou articulação, pode usar o Biomac para melhorar o fortalecimento das articulações.

É muito importante lembrar que qualquer uma dessas atividades deve ser acompanhada por um profissional qualificado. Além disso, também é preciso consultar um médico para saber exatamente o que você pode ou não fazer.

Exercitando o corpo e a mente

exercicios

Existem dezenas de opções de atividades físicas para você se exercitar e cada uma delas oferece um benefício e um resultado específico. Por isso, nem sempre é fácil escolher a modalidade certa.

Pensando nisso, um brasileiro criou o Mahamudra: uma mistura de diversos exercícios e atividades que une o melhor de cada modalidade para ajudar a desenvolver o corpo e a mente. Essa diversidade torna a prática dinâmica e divertida, além de saudável.

Os treinos de Mahamudra começam com uma breve meditação para ajudar a relaxar e aumentar o foco. Em seguida, é preciso fazer um aquecimento e praticar um pouco de yoga para preparar o corpo para os exercícios físicos mais intensos.

A parte mais intensa do treino inclui exercícios funcionais como os do crossfit, por exemplo, mas também pode ser feita de forma mais moderada, com o elástico. Além disso, o Mahamudra também utiliza técnicas específicas de artes marciais, como o Muay Thai.

Para melhorar o desempenho físico e melhorar possíveis dores apos os exercícios, você pode comprar um bracelete de fir, usado como pulseira.

Essa grande mistura de estilos e exercícios diferentes tem o intuito de criar uma atividade completa e adaptável para o estilo e capacidade de cada praticante. Se você se interessou pelo Mahamudra e quer começar a praticar alguma atividade, procure o auxílio de um profissional de Educação Física qualificado.